Mistagogia – A partir do documento da CNBB n.107

img-20190117-wa0001

O recente documento n. 107 da CNBB sobre a Iniciação à Vida Cristã (IVC) define a mistagogia como iniciação ao mistério de Cristo. Durante todo o itinerário, dá-se o mergulho do catequizando neste mistério por meio dos símbolos celebrados. Este documento consagra a mistagogia como essencial a todo o processo da catequese.

É necessário ajudar o catequizando a entrar no universo simbólico em que se move a liturgia. A catequese proporciona o contato progressivo da Palavra com os sinais da água, da luz, do pão e do vinho; dos gestos da imposição de mãos, da unção, do envio… para revelar o que eles protagonizaram na história da salvação e como hoje eles continuam eficazes na celebração pela força do Espírito Santo. Os símbolos provocam e possibilitam a experiência do mistério de Deus em nossa vida.

Portanto, assumir a mistagogia traz um diferencial para a nossa prática: fazer catequese unida com a liturgia. Mais que ensinar, o processo para nos tornar cristão nos “inicia” ou seja, nos coloca em contato com o mistério de Cristo, a ponto de sermos transformados nele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s