As chaves perdidas da Maçonaria

img-20190117-wa0001

Esta obra procura dirigir a atenção do leitor, seja maçom ou não, para o lado espiritual contido na ritualística maçônica. Mostra que, na busca da verdade e na co-existência da Ciência e da Teologia, o Homem encontra o conhecimento de si mesmo, inspirado apenas pelo Grande Arquiteto do Universo. No Prólogo, é feita uma análise da Noite Cósmica que deu lugar à Luz no início dos tempos, com as considerações sobre o ato da criação divina.

Analogamente, é feita uma alegoria à Construção do Templo e à morte de seu Construtor, o Mestre Hiram Abiff. O autor afirma que a Maçonaria não é algo material, e sim uma ciência da alma; não é um credo ou uma doutrina, mas a expressão universal da Sabedoria Divina; e que Ritual Maçônico não é apenas uma simples cerimônia, mas uma vida a ser vivida. Desse modo, refere-se aos mistérios ocultos da Ordem. As chaves aqui apresentadas, se apenas lidas, deixarão o leitor ainda na ignorância. Mas, se vividas, transformarão a Maçonaria Especulativa de hoje na Maçonaria Operativa de amanhã, quando cada construtor, reconhecendo seu próprio lugar, verá coisas que nunca tinha visto não porque não estivessem lá, mas porque ele estava cego. Por isso, o autor ressalta: Não há pior cego do que aquele que não quer ver.

Manly Palmer Hall provavelmente não precisa de uma grande apresentação, pois, como autor de muitos livros e conferencista de renome, levou a muitos a inspiração e o benefício por meio de seus escritos e palestras. Ele é o fundador da Philosophical Research Society, de Los Angeles, que continua preservando seus ensinamentos. Hall foi agraciado com numerosas honrarias através dos anos, dentre as quais o título de Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito. Entre seus livros de particular interesse para maçons, destacam-se: Freemasonry of the Ancient Egyptians, Dionysian Artificers e seu monumental trabalho sobre os Ensinamentos Secretos de todas as Idades intitulado The Secret Teachings of All Ages: An Encyclopedic Outline of Masonic, Hermetic, Qabbalistic and Rosicrucian Symbolical Philosophy. Outro trabalho de Hall, que se destaca como uma contribuição ao leitor, é As Chaves Perdidas da Maçonaria, um livro para maçons e não-maçons. Como uma colaboração ao idealismo maçônico, revelando os mais profundos aspectos de uma Fraternidade ancestral que sempre trabalhou pelo benefício da humanidade, este livro deve ser lido e relido constantemente. Eis um trabalho que se dedica a encontrar as chaves perdidas da Maçonaria, para que o leitor possa buscar o seu caminho de elevação espiritual, esteja onde estiver.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s