Léon Denis e a Maçonaria

img-20190117-wa0001

Léon Denis é considerado o maior seguidor de Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo, daí sua grande importância para os estudiosos da Doutrina Espírita.

A Maçonaria na França do “Século das Luzes” exerceu forte influência na vida social e política do país, chegando a ser dirigida em várias ocasiões por gabinetes de ministros maçons que propagaram, até radicalmente, as ideias de liberdade de consciência e laicidade das Instituições francesas. Espírita e maçom, Denis viveu essas duas áreas do pensamento de sua época e, naturalmente, construiu os pilares de sua sabedoria sob o solo granítico que encontrou nas doutrinas maçônica e Espírita.

A partir da biografia escrita por Gaston Luce, amigo e contemporâneo de Denis, pouco se acrescentou à sua vida e obra; daí a importância deste estudo que resgata fatos inéditos de sua trajetória terrena e servem para compreender melhor a importância que teve para a Maçonaria e o Espiritismo. Léon Denis converteu-se ao Espiritismo aos 18 anos e com 23 foi iniciado na Maçonaria. Apesar da grande atividade de propagação do Espiritismo que desenvolveu a partir de 1880, nunca se desligou da Ordem Maçônica, mostrando grande respeito e admiração pela Loja Lês Demophiles de Tours e pelo Grande Oriente da França. A belíssima cidade de Tours, encravada no Vale do Loire, foi o cenário que serviu de trincheira para o poeta em prosa do Espiritismo, Léon Denis. Desse ambiente propagou seu pensamento prodigioso que consola e esclarece milhares de almas sofredoras. Ao estudar sua passagem pela Maçonaria e as ideias políticas e socialistas que absorveu, num período de grande turbulência na França envolvida em conflitos internos e externos, vamos conhecer melhor o mais fiel discípulo de Allan Kardec.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s