Maçonaria Dissecada

img-20190117-wa0001

Nos trabalhos de resgate duma linha de tempo para as Tradições Maçônicas algumas publicações espúrias (publicadas a revelia das Instituições Maçônicas oficiais de cada época) críticas a Maçonaria ou não, mas, de conteúdo (ao menos parcialmente) validado passaram a ter alto valor juntos aos documentos conhecidos como Old Charges (Antigos Deveres). Pode-se citar entre estas, obras como The Master-key to MasonryThe Three Distinct KnocksBoaz and Jackin e a mais antiga e notória delas Masonry Dissected, ou “A Maçonaria Dissecada”.

Esta obra escrita por Samuel Prichard (um pretenso iniciado Maçom) na década de 1730 apresenta algumas críticas um tendo quanto rasas a Maçonaria enquanto instituição e corrente de pensamento, mas o conteúdo de real valor na obra ao estudioso Maçom são os textos catequéticos pertinentes a Maçonaria Simbólica daquela época. O livro que tinha a intenção de causar danos, no entanto causou mais benefícios do que estragos. Comentários do Xico Trolha.

Esta obra traz:

Parte I – Maçonaria Dissecada; O Grau de Aprendiz; O grau de Companheiro; O Grau de Mestre.

Parte II – Masonry Dissected; Samuel Prichard; Os Três Indícios.

Parte III – A Reception D´Um Frey-Maçon; A Recepção de um Franco-Maçon e as mais Antigas; Exposures Continentais e suas Relações com a Maçonaria Inglesa… outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s