Os Grandes Iniciados

img-20190117-wa0001

Religião e ciência. Estes são os temas centrais abordados em os Grandes Iniciados, em que essas duas forças aparecem como inimigas e irredutíveis. A religião responde às necessidades do coração, daí a magia eterna, a ciência às do espírito, da força invencível.

A religião sem prova e a ciência sem esperança estão de pé, uma em frente à outra, desafiando-se sem poder se vencer.

A ciência só se ocupa do mundo físico e material, a filosofia moral perdeu a direção das inteligências, a religião governa também em certa medida as massas, mas não reina sobre as mais altas camadas sociais, ainda grande pela caridade, não brilha mais pela fé.

Todas as grandes religiões têm uma história exterior e uma história interior, a primeira aparente, a outra escondida. Por história exterior, entende-se os dogmas e os mitos ensinados publicamente nos templos e nas escolas, reconhecidos no culto e nas superstições populares. Por história interior, entende-se a ciência profunda, a doutrina secreta, a ação oculta dos grandes iniciados, profetas ou reformadores que criaram, sustentaram e propagaram as mesmas religiões.

A ciência e a religião, essas guardiãs da civilização, perderam ambas o dom supremo, sua magia, a da grande e forte educação. Os templos da índia e do Egito produziram os maiores sábios da Terra. Os templos gregos modelaram heróis e poetas. Os apóstolos de cristo foram mártires sublimes e deram origem a milhares de outros. O igreja da idade média, apesar de sua teologia primária, fez santos e cavaleiros, pois tinha fé e, mesmo aos trambolhões, o espírito do cristo manifestava-se nela.

Hoje, nem a igreja aprisionada em seu dogma, nem a ciência trancada na matéria sabem fazer homens completos. A arte de criar e deformar almas se perdeu e só será reencontrada quando a ciência e a religião, refundidas em uma força viva, se aplicarem nisso juntas e de comum acordo para o bem e a salvação da humanidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s