Os Ritos e Mistérios de Elêusis

img-20190117-wa0001

Esta obra apresenta os Mistérios de Elêusis, um dos mais famosos e o mais antigo de todos os mistérios gregos. Eram assim chamados porque suas doutrinas e rituais, os quais eram ensinamentos relacionados com a vida após a morte, somente poderiam ser revelados aos iniciados, que juravam mantê-los em segredos.

Eles eram celebrados em honra a Deméter, a grega Ceres e a egípcia Ísis, que teve sua filha Perséfone raptada por Plutão, o Deus do Hades, quando esta colhia flores com suas amigas no vale de Nisa, sendo levada por Plutão para sua morada sombria. Ao saber do ocorrido, Deméter ficou tão desolada que deixou de cuidar das plantações e vagou por nove noites e nove dias em busca de Perséfone. Como consequência, os homens morriam de fome; então Zeus, que havia permitido a seu irmão cometer o rapto, resolveu encontrar uma forma de reparar o erro que cometera e, assim, decide dizer a verdade a Deméter e trazer Perséfone de volta.

Usados como uma metáfora, acredita-se que haja uma conexão entre os Mistérios de Elêusis e o mundo maçônico, no qual o iniciado passa por uma morte simbólica no mundo profano e renasce para uma nova vida, progredindo posteriormente por meio de seus esforços individuais. Este estudo é valioso para qualquer ser interessado em aprofundar seus conhecimentos acerca desses Mistérios que, embora tão antigos, ainda hoje permitem inúmeras reflexões.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s